As Células-tronco poderiam ter regenerado o Super homem?

Christopher Reeve e lesão de medula óssea.

Christopher Reeve, ator, diretor, autor e ativista americano, descobriu sua paixão pela atuação aos nove anos de idade e foi o primeiro Super-Homem do cinema. Atuou em quatro sucessos mundiais:  “Superman – O Filme“, ainda no ano de 1978, “Superman 2 – A Aventura Continua” (1980), “Superman III” (1983) e “Superman IV – Em Busca da Paz” (1987).  

Sua atuação e bela aparência se tornaram um marco na cultura pop e referência para todos os atores e versões do personagem que vieram depois. 

O sucesso foi absoluto, até que em 1995, um acidente de cavalo lhe causou uma lesão de medula óssea e o deixou tetraplégico. O ator se tornou ativista em prol dos direitos de pessoas com deficiência e fundou a Fundação Christopher Reeve, que apoia pesquisas sobre paralisia, até hoje, e incluiu a legalização de pesquisas com Células-tronco.

Em 1998, ele disse em uma entrevista:

Quem sabe por que um acidente acontece? A chave é o que você faz depois. Há um período de choque e, em seguida, de luto, com confusão e perda. Depois disso, você tem duas escolhas. Uma é olhar pela janela e se desintegrar gradualmente. E a outra é mobilizar e usar todos os seus recursos, quaisquer que sejam, para fazer algo positivo. Esse é o caminho que eu segui. É natural para mim. Sou uma pessoa competitiva e, neste momento, estou competindo contra a deterioração. Não quero que a osteoporose, a atrofia muscular ou a depressão me derrotem.”

Eu, Doutor Tércio Rocha, Médico Endocrinologista e Especialista em Medicina Regenerativa, nunca interpretei o Super-Homem, mas sinto uma forte conexão com o ator, pelo fato de ter lutado por 22 anos contra o câncer, quando ainda não havia o conhecimento e tecnologia que se tem hoje.

Mas estamos avançando muito, graças a Deus!”

Nos últimos dias da vida de Christopher, ele pediu aos eleitores da Califórnia que votassem sim para a Proposta 71,  que estabeleceria o Instituto de Medicina Regenerativa da Califórnia e destinaria US$ 3 bilhões de fundos estaduais para pesquisa com células-tronco. A Proposta 71 foi aprovada menos de um mês após a sua morte.

Isso é que é fazer valer uma vida! E uma morte!

A história deste astro do cinema me faz refletir sobre o propósito para o qual viemos aqui na Terra.

Se o Super-Homem veio ganhar o sucesso mundial, para depois perder a mobilidade e assim fazer de seu sofrimento, um caminho para o avanço das Células-tronco, eu diria que o câncer foi para mim o equivalente à lesão de medula desse astro.

Christopher ficou décadas numa cadeira de rodas, ao passo que eu fiquei décadas somando 368 sessões de quimioterapia e três choques anafiláticos, numa morte iminente, assombrando o que ainda restava de mim.

Todos viemos com uma missão e a felicidade de Reeve ao conseguir o direito de pesquisa e investimento do governo para os estudos com as Células-tronco é o que me permitiu criar os inúmeros protocolos com este material biológico, com o qual tenho estudado e trabalhado quase toda a minha vida.

Paralelamente a mim e em todo o mundo, são milhares de profissionais, cientistas e estudiosos, como a Clínica Mayo, ou Mayo Clinic, que ocupa o primeiro lugar no ranking de melhores clínicas do mundo em Células-tronco, de acordo com o US News & World Report

A Clínica Mayo tem 150 anos e é o maior grupo de clínicas médicas integradas e sem fins lucrativos do mundo. E eles afirmam:

Estamos construindo o futuro, onde o melhor atendimento possível estará disponível para todos — e mais pessoas poderão se curar em casa. Nossa pesquisa incansável resulta em diagnósticos mais precoces e novas curas. É assim que inspiramos esperança naqueles que mais precisam.

Com tanto caminho andando, se fosse hoje, a lesão da Medula Espinhal, de Christopher Reeve, já poderia apresentar uma grande melhora, pois assim como Clínica Mayo já concluiu que a terapia com a Células-tronco é segura e beneficia pessoas com lesões na medula espinhal, outros profissionais, cientistas e médicos, como eu, já tiveram o privilégio de testemunhar o milagre dessas Células, que eu carinhosamente chamo de Partículas Divinas. 

A Clínica Mayo realizou diversos ensaios clínicos com Células-tronco para tratar lesões na medula espinhal, que demonstraram que elas são seguras e auxiliam na movimentação e na sensibilidade.

 Como funcionam esses ensaios?

 – As Células-tronco são derivadas da gordura do paciente, e também podem ser as mesenquimais alogênicas, advindas de cordão umbilical.

– As Células-tronco são expandidas em uma placa de Petri.

– As Células-tronco são injetadas na região lombar do paciente.

– As Células-tronco migram para a área lesionada da medula espinhal.

E os resultados surpreenderam, porque:

– Eles demonstraram que as Células-tronco são seguras e melhoram a movimentação e sensibilidade, antes inexistentes.

– Alguns participantes apresentaram melhoras significativas na função.

– Os efeitos colaterais mais comuns são apenas dor de cabeça e dor musculoesquelética.

 E o avanço, pelo qual o Super-Homem lutou a sua vida toda não para por aí: 

– A Clínica Mayo está realizando um ensaio clínico de fase 2 de tratamento com células-tronco para pacientes com lesão grave da medula espinhal para melhorar vidas e alterar o curso do tratamento de pacientes com esse tipo de lesão.

Você pode saber mais no site da própria clínica, se quiser comprovar:

https://www.mayoclinic.org

As Células-tronco têm sido utilizadas no mundo todo para tratar todo e qualquer tipo de doença, evitando cirurgias difíceis e com risco de vida, substituindo inserção de próteses e salvando vidas, além de estarem regenerando órgãos, pele, cabelo, promovendo o rejuvenescimento e o antienvelhecimento.

O Super-homem lutou pelos direitos de estudo com as Células-tronco para a cura de lesões da medula, mas não foi apenas mais esse sucesso que alcançou, pois as Células-tronco vêm curando, no mundo todo, o que a Medicina Tradicional afirma ser incurável: Alzheimer, Parkinson, Autismo e tanto mais.

A vida e morte de Christopher Reeve cumpriu o seu propósito, assim como eu irei cumprir o meu: continuar trabalhando e difundindo esse conhecimento ao máximo, bem como seguir transformando pacientes, através da cura e da melhora da qualidade de vida, do envelhecimento saudável e de uma longevidade feliz.

Você não precisa ser um Super-Homem ou uma Mulher-Maravilha para se beneficiar dos tratamentos e protocolos com Células-tronco, pois um dos objetivos de Reeve era que este conhecimento e tratamento um dia pudesse ser acessível a todos.

E assim o é!

Venha viver o melhor da vida com as Partículas Divinas!

Hoje!

Doutor Tércio Rocha, especialista em Medicina Regenerativa

https://www.instagram.com/dr.terciorocha

https://regenera-brasil.com/

https://www.instagram.com/regenerabrasil.med

Os livros “Partículas Divinas, uma trajetória médica e de vida entrelaça às células-tronco!” e “Vida na Veia! – Regenere-se já!”, de Tércio Rocha estão disponíveis no seu Instagram, no site https://loja.literarebooks.com.br/ e nas melhores lojas e livrarias do Brasil.

Adquira e saiba mais sobre todos os tratamentos e protocolos de células-tronco!

Responsável técnico: Dr. Tércio Rocha CRM SP 148068 | CRM RJ 525847 | CRM SC 30974

Copyright © 2024 II CONGRESSO LATINO AMERICANO DE MEDICINA REGENERATIVA. Todos os direitos reservados.